quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

**Força Elétrica**



**Força Elétrica**

A força entre duas cargas elétricas puntiformes
Consideremos duas cargas elétricas puntiformes Q1 e Q2 , separadas por uma distância d e situadas no vácuo (fig. 1).
Dependendo do sinal dessas cargas, elas se atraem ou se repelem. Representemos por +F e –F as forças em cada uma delas. No vácuo, as forças são de ação e reação.


Figura 1: Força elétrica entre duas cargas.

A lei de Coulomb
A equação da força elétrica foi descoberta pelo físico francês Charles Augustin de Coulomb, no fim do século XVIII. Utilizando uma balança de torção, formulou a Lei da Força Elétrica, conhecida como Lei de Coulomb.

A equação formulada é a responsável pelo estudo de atração e repulsão apresentada pelos corpos eletrizados.

A força elétrica é uma grandeza vetorial, pois possui módulo (intensidade), direção e sentido.

Além disso, também é composta por uma constante de proporcionalidade, calculada baseada na constante de permissividade do vácuo (ε 0) , representada pela letra K0 , que significa constante eletrostática do meio (no vácuo e no ar), cujo valor é:


Caso haja mais de uma força elétrica atuando, o resultado de ambas será a soma vetorial de todas as forças.
 
Onde:
F= Força elétrica (N)
K= Constante eletrostática (N.m²/C²)
Q= Carga elétrica (C)
d= distância (m)
OBS: Equilíbrio é a situação de igualdade entre as forças atuantes no corpo.

Podemos concluir que Coulomb formulou:

A intensidade da força de interação entre duas cargas elétricas puntiformes é proporcional ao produto das cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre elas.






** Exercícios Resolvidos **
1 – Duas partículas eletrizadas estão fixadas a 3,0 mm uma da outra. Suas cargas elétricas são idênticas e iguais a 2,0 nC, positivas. Determine a intensidade da força eletrostática sabendo que o meio é o vácuo. A constante eletrostática é K0 = 9,0 *109 unidades no SI.
RESOLUÇÃO:









2 – Calcule a força de atração entre duas cargas elétricas Q1 = -5*10-6 C  e Q2 = 8*10-7 C no vácuo, sabendo que a constante elétrica do vácuo é de 9*109 N m2/ C2 e que a distância entre essas cargas é de 0,8 metro?
RESOLUÇÃO:


3 – Calcule a força de repulsão de duas cargas elétricas                Q1 = -6*10-6 C e Q2 = = -6*10-6 C no vácu9o, sabendo que a constante elétrica do vácuo é de = 9*109 N m2/C2 e que a distância entre essas duas cargas é de 0,7 metro?
RESOLUÇÃO:
4 – Três partículas com cargas Q1= +5*10-6 , Q2= -4*10-6 e Q3= +6*10-6 são colocadas sobre um triângulo equilátero de lado d=50 cm, conforme a figura abaixo. Calcule a força resultante em Q3.
 

RESOLUÇÃO:
Para calcular a força resultante em Q3, primeiro vamos calcular a força entre: (Q1 e Q3 ) e (Q2 e Q3).
Força de Q1 em Q3, como as cargas são de mesmo sinal, a reação é de repulsão:

Força de Q2 e Q3 , como as cargas são de sinais opostos, a reação é de atração:

Conforme a figura abaixo, vemos que a força resultante é a soma vetorial de F12 e F23.
Na figura, o ângulo formado, pois é complemento do ângulo formado dentro do triângulo. A partir daqui é uma questão de geometria:
 




Um comentário:

  1. Olá, verifique o valor de K após "Além disso, também é composta por uma constante de proporcionalidade, calculada baseada na constante de permissividade do vácuo (ε 0) , representada pela letra K0 , que significa constante eletrostática do meio (no vácuo e no ar), cujo valor é:"

    ResponderExcluir