quinta-feira, 19 de novembro de 2015

FÍSICA
ELETRICIDADE
- ELETRIZAÇÃO

CONCEITO:
“Eletrização de um corpo é a única modificação que um átomo pode sofrer sem que haja reações de alta liberação e/ou absorção de energia é a perda ou ganho de elétrons.
Por isso, um corpo é chamado neutro se ele tiver número igual de prótons e de elétrons, fazendo com que a carga elétrica sobre o corpo seja nula.
Pela mesma analogia podemos definir corpos eletrizados positivamente e negativamente.
Um corpo eletrizado negativamente tem maior número de elétrons do que de prótons, fazendo com que a carga elétrica sobre o corpo seja negativa.
Um corpo eletrizado positivamente tem maior número de prótons do que de elétrons, fazendo com que a carga elétrica sobre o corpo seja positiva.

            Estudaremos três processos três processos básicos de eletrização de corpos: atrito, o contato e um que é decorrência da indução eletrostática. Antes, porém, tomemos conhecimento de uma propriedade importante: 
*      Quando um condutor de eletricidade é eletrizado, as cargas elétricas em excesso se deslocam para a sua superfície, devido a repulsão entre elas e à facilidade de deslocamento;
*      Quando um isolante é eletrizado, as carcas elétricas em excesso permanecem num mesmo local, tendo em vista a dificuldade de se movimentarem
ELETRIZAÇÃO POR ATRITO 
Ao atritarmos entre si duas substâncias diferentes, elas se eletrizam com cargas elétricas de sinais opostos.
                           Figura 1. Pano de lã atritado sobre um bastão de vidro
 Foi elaborada uma lista em dada ordem que um elemento ao ser atritado com o sucessor da lista fica eletrizado positivamente. Esta lista é chamada série triboelétrica:


ELETRIZAÇÃO POR CONTATO 
 Para eletrizarmos um corpo metálico, podemos fazer uso de um outro corpo previamente eletrizado encostando um no outro.
Se encostarmos uma esfera A de alumínio (neutra) em outra esfera B de alumínio eletrizada positivamente, haverá passagem de elétrons de B para A e, no ao final, estarão ambas negativas
Figura 2:No final de uma eletrização por contato, estarão ambos os corpos com cargas elétricas de mesmo sinal

ELETRIZAÇÃO POR INDUÇÃO 
Este processo de eletrização é totalmente baseado no princípio da atração e repulsão, já que a eletrização ocorre apenas com a aproximação de um corpo eletrizado (indutor) a um corpo neutro (induzido). O processo é dividido em três etapas:
- Primeiramente um bastão eletrizado é aproximado de um condutor inicialmente neutro, pelo princípio de atração e repulsão, os elétrons livres do induzido são atraídos/repelidos dependendo do sinal da carga do indutor.
- O próximo passo é ligar o induzido à terra, ainda na presença do indutor.

- Desliga-se o induzido da terra, fazendo com que sua única carga seja a do sinal oposto ao indutor.

Após pode-se retirar o indutor das proximidades e o induzido estará eletrizado com sinal oposto à carga do indutor e as cargas se distribuem por todo o corpo.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário